31.1.09

CHEIDA:OPINIÃO E APOIO AOS RECICLADORES

VEJA O QUE PENSA OUTROS POLITICOS DE LONDRINA

A questão dos recicladores em Londrina

Luiz Eduardo Cheida

Manifesto o meu total apoio às reivindicações e a minha solidariedade aos trabalhadores da coleta seletiva em Londrina. A dedicação heróica desses profissionais e a maravilhosa adesão dos cidadãos londrinenses à proposta da reciclagem têm proporcionado grande economia ao Município e inestimáveis benefícios ao ambiente. Mas é chegada a hora de mais um avanço. O "lixo" tornou-se valioso. Alguns lucram - e muito - com isso. Por que os recicladores ainda continuam sendo olhados com preconceito? Eles precisam ser valorizados imediatamente; e o serviço, estendido a 100 por cento do Município - incluindo-se os distritos rurais.
Sabemos que o início de uma administração é sempre marcado por reivindicações que estavam represadas. É o que temos visto hoje em Londrina, onde existe ainda uma agravante: a indefinição do quadro político, com nova eleição para prefeito prevista para o final de março. Entre as várias questões que têm sido apresentadas ao atual chefe do Executivo, José Roque Neto - o Padre Roque, algumas se referem ao meio ambiente, como o plano de arborização, o esgotamento da capacidade do aterro sanitário, a degradação de algumas áreas públicas etc. Todas relevantes, com certeza. Mas a questão que exige solução mais urgente é - certamente - o impasse com os trabalhadores da coleta seletiva.
História
Quando Londrina iniciou a coleta seletiva, há mais de 12 anos, tudo era novidade. Como prefeito, coube-me a tarefa de organizar o grupo pioneiro. Aproveitei parte do pessoal da Frente de Trabalho, que herdei da administração anterior, e a cidade passou a contar também com os caminhões específicos para a coleta seletiva (aqueles dos "sininhos"). Implantamos uma usina de moagem de entulhos da construção civil para produzir tijolos e construir moradias para a população de baixa renda e promovemos outras ações semelhantes.
Demos ainda um passo que considero importante - tanto que alguns municípios só agora se movem nesta direção - adquirindo uma usina de compostagem de lixo, outra novidade na época. Infelizmente, apesar de totalmente paga, a usina não foi instalada pelas administrações que me sucederam. Agora isso talvez possa ser feito.
O melhor da história é que algo revolucionário ocorreu em Londrina na área da ecologia nos últimos anos. A idéia da reciclagem "pegou" em nossa cidade como em poucos lugares do país. Não podemos perder o que conquistamos com tanta luta e esforço coletivo. Tenho certeza de que a população londrinense está ao lado dos nossos trabalhadores da coleta seletiva.
Parabéns ao Cepeve pelo trabalho!
Luiz Eduardo Cheida é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Ecologia da Assembléia Legislativa do Paraná