1.2.09

O QUE ANDAM FALANDO POR AI

Blog pacocacomcebola.blogspot.com
Paulo disse...
Reinvindicação justa e merecida.
28 de Janeiro de 2009 13:24


Antônia Castro disse...

Sou contra a Prefeitura ajudar (mais) os recicladores. Eles têm que viver por conta própria, não por conta do paternalismo público!
O mesmo vale pros camelôs e artesãos.
Sejam autônomos, tenham dignidade! Organizem-se em uma sociedade ou cooperativa e vão pra frente! Sozinhos!
28 de Janeiro de 2009 15:40

João das Àguas disse...
Antonia Castro, para mim a sua opinião reflete um ponto de vista equivocado, preconceito, simplista e superficial, de quem não conhece a realidade cultural e sócio econômico desta categoria suas lutas e historia, e tem pouca humanidade no coração, você não percebe que a sua opinião enquanto cidadã deve ter um peso e responsabilidade, afinal estamos falando da vida e dignidade de 500 seres humanos que vivem em situação de exploração sob indignas condições de trabalho, que recolhe o nosso lixo e da ele a destinação adequada, ou seja, executa um serviço publico de fato e de direito.

A reciclagem em londrina e obrigatório para todos, pessoas, empresas e também para a Prefeitura, se não for os recicladores que farão esta tarefa, terá que ser uma empresa terceirizada que custara milhões,como por exemplo a que coleta o lixo comum, gostaria que você fizesse uma justificativa mais plausível, já começa, comparando a catador, que tem obrigações a cumprir como dia e horário de coletar o lixo na rua, com atenção e eficiência, com o camelô ou artesão que trabalham apenas para o seu sustento, sem obrigações de horário ou outra responsabilidade qualquer, Antonia, por favor leia com atenção o que esta na reivindicação dos coletadores, entre no site, veja os vídeos, as fotos, leia os os estudos reportagens e textos, depois de posse de dados mais coerentes e consistentes continuaremos o debate, veja bem sem ataques pessoais, somente no debate construtivo e fundamentado. Queremos você na luta.
desculpe se pareci grosso,não é esta a minha intenção, é que o seu comentário foi uma agressão a categoria que aprendi a valorizar e respeitar muito.

João Batista Moreira.
28 de Janeiro de 2009 19:05


marcelo disse...
por que demoraram oito anos para começar a reivindicar os seus direitos?
estão usando o prefeito interino como bode espiatório,me parece armação de alguém.
28 de Janeiro de 2009 22:54


João das Àguas disse...
Caro Marcelo

Você também não leu o que falei acima para a Antônia Castro , esta sendo injusto e maldoso, tentando desviar o foco da questão levando para o campo político, como se os catadores fosse um grupo com intenções políticas, tentando desgastar o Padre Roque o que é um absurdo por completo, ate porque, pela situação de provisoriedade,o que alguém ganharia desgastando um prefeito que é provisório.
Seu comentário tenta desacreditar os recicladores e suas reivindicações, ou seja, você não esta discutindo o mérito se é justo ou não, esta apenas tentando minar as legitimas reivindicações dos recicladores.
Se você acompanha a historia dos recicladores de Londrina, saberá que muitas ações já foram executadas tentando obter mais direitos. Já foi feito greves com paralisações inclusive do transito,dezenas de reuniões, etc,
Você disse: estão usando o prefeito interino como bode expiatório, o que você quer dizer com isso, o prefeito, embora seja interino é o prefeito com todas as prerrogativas e poderes, ônus e bônus, depois vai continuar como vereador, também tem responsabilidades com a cidade, vai ter que discutir esta questão lá na câmara, quando o município for assinar um convenio ou termo de parceria com os recicladores terá que passar pela câmara, ele vai se posicionar como, eu particularmente acredito, que o Prefeito, deve ser um homem sensível ate pela formação religiosa, neste momento ele ainda não sabe das dificuldades dos recicladores com detalhes e as suas reinvidicaçoes ate porque não os recebeu ainda.
Eu tenho certeza que, quando o Padre Roque souber dos fatos em detalhes,vai se posicionar como prefeito, com sensibilidade, responsabilidade e atender estes trabalhadores que estão cada dia mais organizados e que estão sô começando o seu movimento.
O Padre Roque poderá ter em sua ficha esta marca extremamente positiva e totalmente aceita pela comunidade, que será resolver esta questão, ou não entrar no rol daqueles que também empurrou a questão com a barriga e todo o ônus desta decisão. Eu, particularmente acredito que ele vai fazer a sua parte, a parte da justiça da legalidade,da preservação ambiental e do respeito aos direitos e a dignidade humana.

João Batista Moreira Souza.
29 de Janeiro de 2009 00:22

Antônia Castro disse...

Pois é, Marcelo. Ao contrário do João das Águas, acho que os recicladores, camelôs e os artesãos, entre outras profissões do gênero, deveriam olhar pra frente, tentar caminhar sozinhos na vida, independentemente do seu grau cultural e até das suas condições financeiras (a união deles fariam a força). Os impostos que pagamos deveriam servir apenas para obras de infraestrutura, melhorias no atendimento em postos de saúde e em repartições públicas e, PRINCIPALMENTE, para investimentos em EDUCAÇÃO. É isso.
Acho que não estou pedindo nada além do que é o justo.
29 de Janeiro de 2009 09:06


João das Àguas disse...
Valeu Antonia, gostei da resposta, voce foi educada e o debate esta ficando bom,estou sem tempo agora, mais promento te responder logo com mais propriedade ainda sobre o porque o seu ponto de vista neste caso esta equivocado.

Antonia por falar em argumentos andou lendo mais alguma coisa sobre o tema, visitou o site

www.cepevelondrina.blogspot.com
lembre-se os nossos pontos de vista devem mudar na medida que aprendemos mais sobre determinado tema, de uma boa olhads no site.
29 de Janeiro de 2009 11:35

Portal Londrix.

Daniel Martinon disse:
Este assunto dos catadores de lixo reciclável é coisa para o prefeito resolver, se ele der a canetada e mandar pagar o mínimo reinvidicado. No futuro nem Hauly e nem Barbosa terão coragem de vetar a continuidade do pagamento.

Sergio Mendes disse: Engraçado. Os caras coletam nosso lixo em condições precárias: não tem seguro de saúde (deveriam pois só vendo eles carregando aqueles carrinhos cheios já me dão dor na lombar); não tem segurança no trabalho (afinal coletar resíduos no centro com tantos motoristas mal educados tem que ter muita coragem) e AH, fazem um FAVOR a população coletando o lixo e ainda a Prefeitura fica fazendo %$ doce para dar UM SALÁRIO MÍNIMO para esse povo?
Ah por favor. Londrina, não se torna uma farsa.
Que papo furado esse de "exemplo nacional de gestão de resíduos".


João das Águas disse:
Parabéns Sergio,
percebi que você é uma pessoa sensível e compreende a dureza da vida dos catadores e sua condições indignas de trabalho.
Porem, na verdade, eles não estão pedindo um salário mínimo, mais apenas um complemento, uma ajuda de custo, algo em tordo de R$ 150 a 200 reais, para que, junto com o que eles já ganham com a venda dos recicláveis, chegue a um salário mínimo no final do mês, eles entendem e se sentem ate ofendidos se falar que estão querendo receber salário da prefeitura, ou seja, não é dinheiro limpo para usar no final do mês, mais sim um valor equivalente ao passe de ônibus para ir ate o trabalho, um valor para o pagamento do INSS, um pequeno valor mensal para ser depositado numa conta poupança tipo fundo de reserva para ter no final do ano um valor equivalente a um décimo terceiro, férias etc ou seja, apenas o que esta na lei e que todo trabalhador mesmo ganhando um salário mínimo tem direito. Apenas o mínimo, do mínimo.
Valeu João dos resíduos. Hahaha.

EMAIL CEPEVE LONDRINA

2009/1/29 SgtMauro

Estou convencido da importância ambiental e econômica da Reciclagem para o Brasil e para o Mundo. Ainda mais sendo vocês de Londrina os responsáveis por sermos a cidade Campeã em reciclagem no país. Admiro muito vocês e procuro colaborar reciclando o lixo doméstico. Mas pergunto a vocês aoende está a usina de compostagem de lixo adquirida pelo ex-prefeito Cheida e, se sabem por que não a colocam em funcionamento ? Espero que também possam operá-la, pois o poder público já se mostrou incopetente para isso. Obrigado.

Mauro.
Londrina/Pr.

Resposta:Obrigado Mauro pelo apoio e participação

Pois é boa pergunta, também não sabemos a resposta, mais uma coisa é certo, o não funcionamento da usina na época, foi uma ação que demonstrou incompetência e falta de apoio as questões ambientais do prefeito que veio depois do Cheida no caso o Belinati, mais o a sua não utilização no decorrer destes anos, pode ser contraditório, mais foi uma boa medida, medida esta que não foi tomada por planejamento mais sim por incompetência, pois estes conceitos de separação na origem não estavam difundidos na época, a moda era comprar e instalar uma grande usina para separar o lixo reciclável, a exemplo de Cornélio. Ibipora, Arapongas e dezenas de cidades brasileiras, todas as cidades que implementaram usinas não investiram na coleta seletiva e depois as usinas se mostraram inviáveis e caras e todas estas cidades ou desativaram as usinas ou estão funcionado na base do faz de contas e com alto custo, pois ficou claro que a melhor forma é a separação na origem ou seja a coleta seletiva, nas casas das pessoas, porem depois de implementado a coleta seletiva em todo o seu potencial como é o caso de Londrina que esta caminhando para isso, a usina passa de novo as ser absolutamente necessária, pois, para fazermos a compostagem do orgânico com qualidade, mesmo com a separação do orgânico em sacos específicos nas casas das pessoas como deve ser implementado em londrina, ainda vai se fazer necessário uma nova separação, desta vez para retirar os rejeitos e mesmos os recicláveis que ainda forem jogados pela população junto com os orgânicos, ou seja o uso da usina, não mais para separar o lixo reciclável, mais sim para separar o rejeitos e os recicláveis do resíduos orgânicos.

Ate mais.

BLOG. PACOCACOMCEBOLA

Anônimo disse...
O João não ficou oito anos no poder, e agora... descobriu a CEPEVE, tem alguma coisa... cala te boca, opa boca ta explicado...

29 de Janeiro de 2009 13:51

João das Águas disse...
Apareceu mais um, ou é o Velho Maldoso Anônimo frustrado de volta, partindo pro ataque vazio e simplista, sem mérito nenhum e nada de construtivo, eu não fiquei 8 ano no poder eu fiquei 5 anos, não no poder mais nos fundos de vales, nas galerias de águas pluviais, tentando localizar esgotos industriais e ligações domesticas irregulares, controlando a bacia do rio Cambe/Lago Igapó, revirando a bacia do Cabrinha, tirando algumas das minhas 140.000 (cento e quarenta mil fotos) organizadas em 1400 (mil e quatrocentos temas ambientas) no maior documentário do ambiente urbano já feito em qualquer cidade brasileira, fiquei nas salas de aulas nas de dezenas de escolas, publicas e privadas, nas dezenas de reuniões com órgãos ambientais, em faculdades, creches, empresas etc dando palestras e falando de maio ambiente, nos rios e vales fazendo mutirões de limpeza e de plantio de arvores,fazendo caminhadas com as crianças ate os vales e rios, tentando transformar, trazer mais gente para a luta, mostrar que é possível mudar e que para mudar, a mudança tem que começar comigo, tentando fazer com que o meu discurso corresponda a minha pratica, dando sempre tudo de mim para justificar o meu salário, trabalhando nos sábados domingos e nas maioria dos feriados e ate tarde das noites no computador pesquisando, conhecendo as melhores praticas ambientais de dezenas de municípios e pelo mundo afora, e você Maldoso Anônimo Frustrado, quem es tu, o que já fez de bom pela nossa comunidade, pela postura nada, absolutamente nada parasitando por ai sem compromisso senão com a sua pobre e mesquinha vidinha.

29 de Janeiro de 2009 18:34